Página no Instagram busca identificar quem esteve em ato terrorista no DF

Uma página no Instagram propõe identificar pessoas que participaram das manifestações golpistas, em ação coordenada, com depredação às instalações do Congresso Nacional, Palácio do Planalto e do STF (Supremo Tribunal Federal).

A conta @contragolpebrasil foi criada há cerca de 4 horas e já possui 51,3 mil seguidores. A cada publicação, a foto da pessoa que teria participado do ato é publicada e o perfil, marcado.

“Perfil para a identificação dos(as) criminosos(as) que atentam contra a democracia do Brasil!”, diz trecho da bio do perfil.

Um grupo de milhares de extremistas bolsonaristas que marchava pela Esplanada dos Ministérios enfrentou os bloqueios policiais, invadiu e depredou o Congresso Nacional, o Palácio do Planalto e a sede do STF.

Os terroristas atacaram primeiro o prédio do Congresso. Eles enfrentaram os policiais que mantinham bloqueios na área, subiram a rampa do Congresso e, em seguida, tomaram as famosas cúpulas.

Eles também quebraram a vidraça do Salão Nobre do prédio e conseguiram entrar no Congresso Nacional, apesar de enfrentarem resistência da Polícia Legislativa.

Após a tomada do Congresso, um grupo se dirigiu ao Palácio do Planalto, sede do governo federal, e entrou no prédio. Policiais formaram uma barreira para impedir acesso ao interior do edifício, de onde despacham o presidente da República e vários ministros.

Os manifestantes conseguiram subir a rampa do Planalto, onde o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) recebeu a faixa presidencial há uma semana. Lula não está em Brasília. Ele viajou para Araraquara, no interior de São Paulo, para avaliar o impacto das chuvas que atingiram a região nos últimos dias.

Intervenção federal

Quase três horas após os atos de terrorismo, o presidente Lula anunciou intervenção federal no DF até 31 de janeiro. Ele estava em Araraquara, no interior de São Paulo, quando comunicou a decisão à imprensa.

No pronunciamento, Lula criticou a gestão de Bolsonaro, chamou os manifestantes de “fascistas” e ressaltou que os responsáveis pelos protestos golpistas e seus financiadores sejam punidos.

Fonte: Uol

About equipemc

Check Also

‘Kids Pretos’: Grupo de Elite do Exército Brasileiro Alvo de Investigação por Planejar Assassinatos de Altas Autoridades

Em 19 de novembro de 2024, a Polícia Federal (PF) deflagrou uma operação que revelou …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *