Inmet emite alerta amarelo de tempestade no DF; há chance de chuva de granizo

Aviso vai desta terça (4) até 10h de quarta-feira (5). Ventos podem chegar a 60 km/h; segundo instituto, há ‘baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores e de alagamentos’.

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta amarelo de tempestade, que indica perigo potencial de chuvas intensas e rajadas de vento para o Distrito Federal, nesta terça-feira (4). Segundo o Inmet, também há previsão de queda de granizo para esta tarde. O alerta vai até as 10h de quarta-feira (5).

A previsão é de pancadas de chuva com volume de 20 a 30 milímetros por hora, ou até 50 mm por por dia, e ventos de até 60 km/h. Segundo o Inmet, há “baixo risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de galhos de árvores e de alagamentos”.

De acordo com o meteorologista do Inmet Cleber Sousa, o granizo se deve aos “índices altos de instabilidade atmosférica”. “Na tarde de ontem, Goiás e Minas Gerais já tiveram chuva de granizo. E para hoje, nós incluímos o DF no alerta, porque a tempestade caminha para esta região”, explica.

“Como estamos na primavera, as chuvas são mais no período da tarde, por conta do aquecimento diurno”, afirma o meteorologista.

A expectativa é que a temperatura fique entre 18°C e 30°C durante esta semana. A umidade dos próximos dias fica em torno de 40% a 90%, com previsão de pancadas de chuvas isoladas no DF.

Confira a classificação dos alertas de chuvas intensas do Inmet:

  • Amarelo: ventos entre 40 km/h e 60 km/h
  • Laranja: ventos entre 60 km/h e 100 km/h
  • Vermelho: ventos acima de 100 km/h

Veja algumas instruções do Inmet, em períodos de chuvas fortes:

  • Não se abrigar debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas
  • Não estacionar veículos perto de torres de transmissão e placas de propaganda
  • Evitar usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada

Em caso de dúvidas, a orientação é buscar ajuda junto à Defesa Civil, pelo telefone 199, ou com o Corpo de Bombeiros, pelo número 193.

Fonte: G1 DF

About equipemc

Check Also

Haddad quer união internacional para taxar super-ricos

Proposta foi defendida em reunião de ministros de Finanças do G20 O ministro da Fazenda, …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *