Uma equipe do governo estará presente em cada uma das áreas de risco, prestando assistência social e de infraestrutura
O secretário de Governo, José Humberto Pires, esteve na manhã desta terça-feira (22) no Sol Nascente para uma vistoria no local. A visita, que contou com a participação de vários representantes do GDF, foi motivada pelas fortes chuvas que vêm caindo na região desde sábado, criando pontos de risco na cidade.
Uma força-tarefa foi montada na região administrativa para minimizar os impactos causados pelas intempéries, que têm mudado a rotina dos moradores da RA nos últimos dias. Ao todo, 17 órgãos do governo – como Defesa Civil, DF Legal, Corpo de Bombeiros, secretarias de Desenvolvimento Social e de Obras e Infraestrutura, SLU e Novacap – fazem parte de um grupo de trabalho para auxiliar as famílias impactadas com o transbordo de uma bacia de contenção no último sábado (19), além de enxurradas que arrastaram pedras, terras e lama pelas ruas de alguns bairros.
De acordo com José Humberto, já foram localizadas no Sol Nascente pelo menos sete áreas de vulnerabilidade, e cada uma delas contará com a assistência de um coordenador e equipe nas áreas social e de infraestrutura. “A partir da publicação do decreto do governador, criamos uma força-tarefa, distribuímos as equipes em vários pontos da cidade e vamos começar a atuar de forma estrutural”, explicou o secretário.
“Temos locais com risco iminente, e cada coordenador vai ficar perto acompanhando o que está acontecendo. São ações preventivas no sentido de superar esse momento em que estamos vivendo”, disse José Humberto.
O governador Ibaneis Rocha destaca o trabalho das equipes no local. “Estamos levando para o Sol Nascente equipamentos, reunindo várias áreas do governo para dar uma atenção direta e contínua a toda essa população que está sofrendo com a chuva”, afirma.
Segundo o administrador do Sol Nascente, Antônio José da Silva, a força-tarefa estará no local para atender a comunidade enquanto a chuva perdurar. “As equipes estão atentas para ajudar a população neste período crítico”, salienta.
Máquinas como patrolas e retroescavadeiras já entraram em ação em vários locais da cidade. Nas ruas das chácaras 73 e 74 do Setor Sol Nascente 3, a movimentação era intensa desde as primeiras horas do dia. Há mais de 20 anos morando no setor, o líder comunitário David Alves de Sousa elogiou a rapidez e assistência do governo no local.
“No final de semana, as chuvas foram muito fortes, danificando, derrubando casas; e a ação do governo é ótima, porque tranquiliza a população e permite à comunidade transitar em alguns locais antes intransitáveis”, elogia. “Muito importante o Estado estar presente para dar um conforto para a comunidade aqui no setor.”
Fonte: Agência Brasília