Hvep prestou mais de 3.200 atendimentos no Parque Ecológico Três Meninas, em Samambaia, onde estava instalado desde 7 de fevereiro em caráter experimental.
A unidade móvel do Serviço Veterinário Público (Hvep), administrada pelo Instituto Brasília Ambiental, encerrou na última terça-feira (31) as atividades no Parque Ecológico Três Meninas, em Samambaia, onde estava instalado desde o dia 7 de fevereiro em caráter experimental. Com o sucesso do projeto, nesta segunda-feira (6), o trailer chega ao Parque Ecológico Riacho Fundo e deve permanecer na unidade de conservação até 2 de setembro.
O secretário-executivo do Brasília Ambiental, Thúlio Moraes, ressalta que a gestão tem se esforçado para compatibilizar a execução da política ambiental com a de saúde pública. “É uma forma de atingir um público que, por diversas razões, não consegue se deslocar até o Parque Ecológico do Cortado, em Taguatinga, onde é a sede fixa do Serviço Veterinário, para tratar seu pet”, explica.
A unidade móvel oferece atendimento clínico ambulatorial e coletas para exames de sangue (hemograma e bioquímicos), além de orientações educacionais, curativos simples e aplicação de medicações, de acordo com cada situação. Em caso de emergências, os tutores devem buscar auxílio diretamente na sede do Hvep, onde também serão realizados atendimentos cirúrgicos e exames de imagem que não estão disponíveis no trailer.
Leia também
Primeiro mês de agendamento eletrônico do Hvep tem avaliação positiva
Definida gestão do Hospital Veterinário para os próximos cinco anos
Durante a experiência piloto, em Samambaia, foram realizadas 660 consultas e mais de 2.600 atendimentos, como exames de sangue, exames bioquímicos e curativos, entre outros. No Riacho Fundo, a população contará com os mesmos serviços mediante distribuição de dez senhas diárias, a partir das 8h, triagens e atendimentos de segunda a sexta-feira, até 13h, com retornos previstos para o turno vespertino.
Dinamização
Com a ideia de descentralizar o atendimento veterinário gratuito e colher informações do perfil desses usuários, a expectativa é de que a unidade móvel percorra diversas regiões administrativas, sendo instalada sempre em unidade de conservação sob gestão do Brasília Ambiental.
A definição do local envolve aspectos técnicos e operacionais, levando em consideração a distância até o edifício sede do Hvep, condições para o fornecimento de água e energia elétrica para o local de instalação do equipamento, além de espaço para triagem e recepção dos animais e tutores com conforto e comodidade. Também são priorizadas as regiões com menor oferta de serviço clínico veterinário ou tutores de menor poder aquisitivo.
Fonte: Agência Brasília