Jaqueline Teodoro de Fátima Vicente, de 32 anos, não resistiu aos ferimentos e faleceu no hospital. Deslizamento no bairro Paineiras é um dos episódios da tempestade que já deixa dezenas de mortos e milhares de desabrigados na cidade mineira

A comoção em torno da tragédia das chuvas em Juiz de Fora, na Zona da Mata Mineira, ganhou um desfecho particularmente doloroso na madrugada desta quarta-feira (25). A técnica de enfermagem Jaqueline Teodoro de Fátima Vicente, de 32 anos, que havia sido resgatada com vida após passar mais de 15 horas soterrada sob a lama, não resistiu à gravidade dos ferimentos e morreu no Hospital de Pronto Socorro (HPS) da cidade.
O resgate de Jaqueline, na tarde de terça-feira (24), havia sido um raro momento de esperança em meio à devastação. Imagens do salvamento mostraram o trabalho incansável dos bombeiros para retirá-la com vida dos escombros. Ela foi encontrada com uma fratura no fêmur e múltiplas escoriações pelo corpo, mas consciente. No entanto, seu quadro clínico, agravado pelo longo período soterrada e pela violência do impacto, revelou-se irreversível.
Uma Família Engolida pela Terra
O drama da família de Jaqueline, no entanto, está longe de ter um desfecho. No momento do deslizamento, registrado na Rua Engenheiro Murilo Miranda de Andrade, no bairro Paineiras, ela estava acompanhada de pessoas que lhe eram mais próximas:
· Os dois filhos da técnica de enfermagem.
· A mãe de Jaqueline.
· O companheiro dela.
Até a última atualização desta reportagem, todas essas pessoas permanecem desaparecidas. As equipes do Corpo de Bombeiros continuam as buscas nos escombros, mas a cada hora que passa, a esperança de encontrá-las com vida diminui. A queda de um barranco de grande proporção atingiu em cheio o primeiro pavimento de um prédio e duas casas localizadas no pé da encosta, soterrando completamente os imóveis.
Cenário de Calamidade
A morte de Jaqueline e o desaparecimento de sua família são apenas uma faceta da maior tragédia natural já registrada em Juiz de Fora. As chuvas torrenciais que caíram sobre a cidade desde o início da semana já provocaram:
· Dezenas de mortos (número ainda não consolidado oficialmente, mas com múltiplas confirmações).
· Milhares de desabrigados e desalojados, que perderam suas casas ou tiveram que abandoná-las preventivamente.
· Decreto de Calamidade Pública pela prefeitura municipal, que mobiliza todos os recursos disponíveis e busca ajuda dos governos estadual e federal.
· Suspensão das aulas em toda a rede municipal de ensino, com muitas escolas sendo utilizadas como abrigos temporários.
A cidade vive dias de luto e choque. A história de Jaqueline, que sobreviveu por mais de 15 horas sob a terra apenas para falecer no hospital, enquanto seus entes queridos seguem soterrados, simboliza a brutalidade e a tristeza sem medida que a força da natureza impôs à população de Juiz de Fora. As equipes de resgate, em meio à exaustão e à dor, prosseguem em uma corrida contra o tempo que, para muitos, já chegou tarde demais.
MINHA CAPITAL Notícias, dicas e muito mais – Brasília!