Outubro Rosa: Congresso Nacional ganha iluminação para lembrar importância da prevenção do câncer de mama

Luzes foram projetadas no prédio na noite desta quarta-feira (5). Fotos de mulheres que enfrentaram doença ganharam espaço em exposições.

O Congresso Nacional, em Brasília, ganhou uma iluminação especial cor de rosa, na noite desta quarta-feira (5), para chamar a atenção sobre a importância de prevenir o câncer de mama. A ação faz parte da Campanha Outubro Rosa.

Além da cor, o prédio também recebeu projeções de frases escritas por mulheres diagnosticadas com a doença.

A iniciativa é da ONG Recomeçar — Associação de Mulheres Mastectomizadas de Brasília. Além do câncer de mama, a ação quer estimular o diagnóstico precoce do câncer de colo do útero.

A partir da próxima segunda-feira (10), a ONG faz uma exposição de fotos de mulheres que enfrentam ou enfrentaram o câncer de mama, na Galeria do Senado Federal e em outros órgãos públicos (veja cronograma abaixo).

‘Amor, I Love You’

Exposição 'Amor, I Love You', em Brasília, traz fotos de mulheres que foram diagnosticadas com câncer de mama — Foto: Arquivo pessoal
Exposição ‘Amor, I Love You’, em Brasília, traz fotos de mulheres que foram diagnosticadas com câncer de mama — Foto: Arquivo pessoal

A exposição “Amor, I Love You” apresenta fotos de mulheres que foram diagnosticadas com câncer de mama. Segundo Joana Jeker dos Anjos, presidente da ONG Recomeçar, a mostra retrata oito mulheres que tiveram em comum o diagnóstico de câncer de mama “e que conseguiram reconstruir a autoconfiança, autoestima e força para viver”.

“O intuito da exposição é sensibilizar o público sobre a recuperação e superação da doença. Queremos mostrar que o câncer de mama não é o fim, mas o início de um novo ciclo na vida da mulher, quando ela se fortalece na fé, na coragem e na luta”, diz Joana.

As fotos mostram as mulheres segurando um coração, como homenagem àqueles que estiveram ao lado delas nos momentos mais difíceis após o diagnóstico. “Um companheiro, uma companheira, a mãe, o filho ou a filha, enfim, quem segurou e segura a sua mão durante as fases mais importantes e delicadas da vida, como o tratamento oncológico”, conta a presidente da ONG.

Presidente da ONG Recomeçar — Associação de Mulheres Mastectomizadas de Brasília, Joana  Joana Jeker dos Anjos  — Foto: Arquivo pessoal
Presidente da ONG Recomeçar — Associação de Mulheres Mastectomizadas de Brasília, Joana Joana Jeker dos Anjos — Foto: Arquivo pessoal

Ações do Outubro Rosa no Distrito Federal

Durante todo o mês de outubro, a Secretaria da Mulher no Distrito Federal promove ações para reduzir a incidência de câncer de mama. A carreta do Sesc irá passar pelo Recanto das Emas, Santa Maria, Samambaia, Ceilândia e Estrutural para realizar os seguintes exames:

  • MAMOGRAFIA: 800 vagas para mulheres com idade entre 50 e 69 anos
  • CITOPATOLÓGICO: 800 vagas para exames em mulheres com idade entre 25 e 64 anos

As interessadas devem fazer um cadastro prévio na administração das regiões administrativas visitadas ao longo do mês. É preciso apresentar documento de identidade, CPF, comprovante de residência do DF e cartão do Sistema Único de Saúde (SUS) para agendar o exame.

O Ônibus Sesc + Saúde vai fazer 20 atendimentos por dia, divididos em consultas ginecológicas e procedimentos de inserção de dispositivo intrauterino, o DIU. A interessadas devem apresentar o exame preventivo, com validade de até 1 ano, e teste de gravidez de sangue feito nas últimas 24 horas, caso não esteja menstruada. Menores de idade precisam estar acompanhadas de responsável.

A Secretaria da Mulher vai realizar também palestras sobre os cuidados preventivos e sobre o autoexame das mamas, além de orientações sobre o enfrentamento à violência de gênero, entre outros assuntos.

Câncer de mama

Outubro Rosa é o mês de conscientização do cancêr de mama, colo e útero — Foto: Reprodução

Outubro Rosa é o mês de conscientização do cancêr de mama, colo e útero — Foto: Reprodução

O câncer de mama é o tipo mais comum entre as mulheres. Os especialistas reforçam que o diagnóstico precoce aumenta as chances de cura, por isso, a Campanha Outubro Rosa chama a atenção para a importância de fazer exames regulares e prevenir a doença.

Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), no Distrito Federal são estimados 730 novos casos de câncer de mama em 2022. No Brasil, foram estimados 66.280 casos novos de câncer de mama em 2021, com um risco estimado de 61,61 casos a cada 100 mil mulheres.

Os principais sinais e sintomas suspeitos de câncer de mama são:

  • Caroço (nódulo), geralmente endurecido, fixo e indolor;
  • Pele da mama avermelhada ou parecida com casca de laranja,
  • Alterações no bico do peito (mamilo);
  • Saída espontânea de líquido de um dos mamilos.

Também podem aparecer pequenos nódulos no pescoço ou na região embaixo dos braços, nas axilas.

Programe-se

Exposição ‘Amor, I Love You’

  • 3 a 14 de outubro: Salão Branco do Palácio do Buriti
  • 17 a 31 de outubro: Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF)
  • 10 a 31 de outubro: Espaço Senado Galeria no Senado Federal

About equipemc

Check Also

Palácio do Buriti e Torre de TV recebem iluminação especial do Abril Azul

Iniciativa faz parte da campanha de conscientização e visibilidade do Transtorno do Espectro Autista (TEA). …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *