Governo Federal vai investir R$ 34 milhões para construir 14 elevatórias na Lagoa da Confusão em Tocantins

Barragens móveis servirão para a conter o fluxo de água para o período de seca, garantindo segurança hídrica para produção de alimentos e preservando as demais atividades do rio.

O Governo Federal, por meio do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), vai investir R$ 34 milhões para a construção de 14 elevatórias nos rios Formoso, Urubu, Douradinho, Duerezinho, Dueré e Xavante, localizados no município de Lagoa da Confusão, em Tocantins. Os recursos incluem contratação de estudos, elaboração de projeto executivo, execução e montagem das estruturas. A previsão é que cerca de 200 mil pessoas sejam beneficiadas nas regiões do Vale do Araguaia e da Bacia do Formoso.

As elevatórias ou barragens móveis permitirão o barramento dos rios para reserva de água para irrigação nos períodos de seca, garantindo segurança hídrica para produção de alimentos e, ao mesmo tempo, preservando as demais atividades do rio, tais como navegabilidade, a manutenção do equilíbrio aquático e o desenvolvimento ambiental sustentável. A Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), instituição vinculada ao Governo, será a responsável pela execução das obras. O Termo de Execução Descentralizada (TED) foi assinado na quarta-feria (25/5) que autoriza o início dos trabalhos.

Fonte: Governo Federal

About equipemc

Check Also

Emenda flexibiliza proibição de sacolas plásticas no DF

Deputada apresentou texto que amplia o prazo para adequação dos estabelecimentos comerciais para janeiro de …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.