Fraudes bancárias cometidas em Ceilândia somam R$ 2,6 milhões

Polícia Civil do Distrito Federal cumpriu nove mandados de busca e apreensão na região administrativa de Ceilândia. Suspeitos cometiam fraudes usando o Pix.

Depois de terem sido identificadas diversas fraudes bancárias a partir da manipulação de aplicativos, a Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF), em conjunto com o Ministério Público do Distrito Federal, fez uma operação, nesta quarta-feira (20/7), contra suspeitos que realizavam transações bancárias fraudulentas.

Na Operação Payback, os policiais cumpriram nove mandados de busca e apreensão em Ceilândia. O valor total da fraude está estimado em, aproximadamente, R$ 2,6 milhões, apenas no Distrito Federal.

A polícia, que cumpre a terceira fase da operação, ressaltou que até agora foram cumpridos 74 mandados judiciais, sendo 26 de prisão temporária. Os indivíduos foram ouvidos formalmente, alguns confessaram a prática criminosa, esclarecendo alguns pontos importantes para continuidade das investigações e alguns chegaram a realizar a devolução dos valores obtidos ilicitamente.

Os fatos, de acordo com a corporação, ocorreram no último final de semana de março deste ano. Durante certo período de tempo, os aplicativos dessas instituições financeiras estavam com erro. Essa ação permitia que o cancelamento de uma operação de agendamento de Pix retornasse ao cliente, com crédito de valor idêntico, na mesma conta utilizada para realizar a operação.

Depois de creditados, os valores eram transferidos para outras contas bancárias ou utilizadas para pagamento de boletos ou em compras diversas. Segundo a Polícia Civil, as condutas indicam a prática do crime de furto mediante fraude eletrônica, com pena de quatro a oito anos de reclusão.

A operação foi coordenada pela Delegacia Especial de Repressão aos Crimes Cibernéticos (DRCC/PCDF) e contou com apoio de outras unidades do Departamento de Polícia Especializada da PCDF, da Divisão de Operações Especiais (DOE) e da Divisão de Operações Aéreas (DOA).

O nome da operação — “Payback” — faz referência à tradução da palavra inglesa ‘retorno’ e, dentro do universo dos negócios, designa um cálculo para que o investimento inicial seja recuperado.

Fonte: Correio Braziliense

About equipemc

Check Also

Porta-voz da OMS sugere adotar novo nome para varíola do macaco

Carta assinada por cientistas pede a adoção de nomenclatura “que não seja discriminatória nem estigmatizante”. …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.