Em dia de Seleção Brasileira, torcida embarca na alegria com criatividade

Brasilienses mudam a rotina hoje para assistir o jogo entre Brasil e Suiça, a partir das 13h. Um grupo de amigos criou uma forma inusitada e divertida de torcer pela seleção, enquanto crianças e adultos se dedicam a trocar figurinhas da Copa.

Para muitos brasilienses a semana começa em clima de feriado prolongado. O motivo: o segundo jogo do Brasil na Copa do Mundo do Catar. Para os servidores públicos e alguns setores como os bancos, o expediente termina mais cedo, às 12 horas. No comércio, a maioria dos estabelecimentos também fecha as portas na hora da partida. Quem comemora é o setor de bares e restaurantes que espera casas cheias para a disputa.

O dia atípico também será marcado pela união, alegria, e empolgação da torcida. Mas, a grande expectativa é que a segunda-feira termine com muitos gols e a comemoração da vitória. Em tempos de Copa do Mundo, os brasilienses seguem eufóricos e empolgados com a ideia do hexacampeonato. A seleção brasileira entra em campo contra a Suíça às 13 horas, pela segunda rodada da fase de grupos. Enquanto familiares e amigos se reúnem para torcer em frente à televisão, dois amigos tiveram a ideia de curtir a copa de um jeito diferente: dentro de uma kombi.

Tem gente que enfeita lojas comerciais e residências, mas a dupla não se entregou ao comodismo da festa verde e amarela. De acordo com Weberson Paiva, 38 anos, a ideia de comprar e enfeitar um carro foi motivada por uma inquietação e vontade de reunir o grupo de torcedores. “Eu e meus amigos pensamos em comprar um carro velho para enfeitar com adereços da copa do mundo, e curtir todo mundo junto, dentro do carro. Em 2010, um dos sócios encontrou a kombi naquelas feiras de automóveis antigos, e de lá pra cá, de quatro em quatro anos, nós paramos e fazemos um trabalho diferente”, disse o empresário.

Após doze anos, mais sete amigos abraçaram a ideia de Weberson e Renan. Nos dias dos jogos, os parceiros deixam suas rotinas de lado e combinam de comparecer na casa de um dos donos para assistir as partidas do Brasil. “Como nós temos a rede social da kombi, a gente convoca uma galera para ver também, e assim conseguimos lotar a casa de um dos donos. A galera se diverte, passa o dia com a gente zoando, brincando, e nos intervalos dos jogos nós colocamos o povo lá dentro e damos uma volta na cidade”, ressaltou Weberson.

Nas principais avenidas do Distrito Federal, a Maria Lopes (como é chamada a kombi), tem feito sucesso. Por ser um carro espaçoso e nada discreto, nove pessoas conseguem adentrar e aproveitar a experiência com os sócios. Porém, quando o período festivo chega ao fim, o carro é deslocado para uma garagem subterrânea em Ceilândia, onde fica coberta com lona para não pegar poeira e água. Segundo Weberson, a manutenção que precisa ser feita de quatro em quatro anos são aquelas comuns: troca de bateria e pneu.

Mudanças na rotina

Após quatro anos de espera, a Copa do Mundo de futebol está de volta. A expectativa agora é assistir a Seleção Brasileira com os amigos, e quem sabe, em alguma mesa de bar. Por isso, é importante que o cidadão saiba como vai funcionar estabelecimentos comerciais, órgãos públicos, unidades de saúde, transportes e bancos, por exemplo. Hoje, o Governo do Distrito Federal decretou ponto facultativo (veja o box)

Em relação aos transportes, os ônibus e as linhas de metrô terão reforço para que os brasilienses consigam se deslocar rapidamente. Os bancos também terão jornada especial. Segundo a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), os canais digitais e remotos, como internet e mobile banking, assim como as salas de autoatendimento, funcionarão normalmente, seguindo os horários estabelecidos por cada instituição. Como o jogo de hoje começa às 13h, o atendimento ao público será das 8h30 às 11h30.

Fonte: Correio Braziliense

About equipemc

Check Also

Haddad quer união internacional para taxar super-ricos

Proposta foi defendida em reunião de ministros de Finanças do G20 O ministro da Fazenda, …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *