A oposição contestará, mas não há qualquer risco de a indicação de Flávio Dino para o Supremo Tribunal Federal ser barrada pelo Senado. A avaliação é de Otto Alencar (PSD-BA), integrante da Comissão de Constituição e Justiça da Casa, responsável por integrante da Comissão de Constituição e Justiça da Casa, responsável por sabatinar e votar a escolha do presidente Lula (PT) antes da análise no plenário.
“Dino terá votos suficientes e tem méritos para ocupar o cargo”, avalia Alencar. “O momento é turbulento, não há dúvida. Saímos de um processo muito disputado, radicalizado por aquele 8 de Janeiro. Isso deixou algumas sequelas e ele, como ocupante do cargo, o exerceu cumprindo a lei. Para alguns, até o cumprimento da lei faz mal.”
Otto Alencar, líder do PSD no Senado, também entende que o fato de Dino ser um senador eleito em 2022 joga a seu favor. “Claro que a oposição fará o papel dela, uns com argumentos jurídicos, outros com contestações políticas. Mas nada que tire as condições dele”, acrescenta.
FONTE: CARTA CAPITAL