Além do Morro da Capelinha: veja outros locais que terão Via-Sacra

Via-Sacra vai ocorrer também na Catedral de Brasília, em Brazlândia, São Sebastião e outros locais no Distrito Federal. Confira programação.

A Via-Sacra mais tradicional do Distrito Federal ocorre no Morro da Capelinha, em Planaltina. Mas não é o único local com festividades dedicadas ao feriado cristão na Semana Santa. Pessoas podem também homenagear assistir a encenações sobre a passagem bíblica em outras regiões administrativas do DF.

Em Brazlândia, por exemplo, o grupo de teatro Geração Nascente organizou um percurso de 3 quilômetros para que os fiéis possam acompanhar os últimos momentos de Cristo até a ressurreição. Desde 1976, são responsáveis pela apresentação na região administrativa. Nesta sexta-feira (7/4), o percurso terá início às 17 horas na praça da administração regional e vai ser concluído no Morro dos Milagres, na quadra 12 de Brazlândia. De acordo com a organização, ao longo de 3 quilômetros, os fiéis vão acompanhar os últimos momentos de Cristo até a ressurreição.

Na Candangolândia, a Paróquia São José do Operário preparou atividades para todos os dias do feriado. Na sexta-feira da Paixão, os fiéis poderão assistir à Via-Sacra a partir das 18 horas, na Igreja Matriz. O sábado de Aleluia (8/4) será dedicado para os fiéis que decidirem renovar sua fé com a missa da Vigília Pascal. É necessário levar velas para o momento de orações, que deve começar às 20 horas. Já no domingo de Páscoa as atividades estão voltadas para missas e batismos pela paróquia. A programação está disponível no instagram da paróquia.

Em São Sebastião, a Via-Sacra conta com a participação ativa de seus moradores atuando para que para o espetáculo religioso. Ao todo, são 150 pessoas, entre atores, artesãos, carpinteiros, costureiras, eletricistas, maquiadores, fotógrafos, cinegrafistas ajudam a contar a história. O evento tem duração prevista de 3 horas, das 18 às 21 horas e será no Morro da Bela Vista, em frente ao Parque de Exposição Agropecuário.

A Catedral de Brasília, no Eixo Monumental, também terá homenagens ao momento bíblico de redenção. A partir das 15 horas, será possível celebrar a passagem e acompanhar a Via Sacra. No sábado, a Vigília Pascal será celebrada por Dom Paulo Cezar às 20 horas. O cardeal também fará a missa de domingo às 10h30, para o feriado de Páscoa. A programação completa pode ser acessada neste link.

Além da fé cristã, a Secretaria de Turismo disponibiliza a Rota da Paz, que contempla mesquitas, santuários e templo budista. O roteiro pode ser acessado neste link.

Evento laico

Quem desejar eventos que não tenham o cunho religioso poderá assistir a peça Afinidades, do grupo de teatro Caras, no Centro Cultural Renato Russo. A esquete retrata os conflitos cotidianos de casais comuns, suas novas dinâmicas de relacionamento e discussões bem-humoradas. A peça tem 80 minutos de duração e as apresentações são sempre às 19h, de sexta a domingo.

Interessados também podem ir à exposição “A tensão” no Centro Cultural Banco do Brasil, que tem o objetivo de provocar sensações aos visitantes com o deslocamento de espaços em relação ao senso comum, como uma piscina em que o participante pode entrar vestido e um elevador de fundo infinito.

Fonte: Metrópoles

About equipemc

Check Also

Palácio do Buriti e Torre de TV recebem iluminação especial do Abril Azul

Iniciativa faz parte da campanha de conscientização e visibilidade do Transtorno do Espectro Autista (TEA). …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *