terça-feira , 1 dezembro 2020
Home / Notícias > Brasília/Brasil/Mundo / SLU neutraliza risco de resíduos gerados com testes rápidos de Covid-19

SLU neutraliza risco de resíduos gerados com testes rápidos de Covid-19

No final do tratamento do material, as cinzas geradas são encaminhadas para um aterro de resíduos perigosos

Serviço de Limpeza Urbana (SLU) vem recolhendo uma média de 216 quilos por dia de resíduos provenientes dos dez pontos de testagem rápida da Covid-19 na população do DF, uma das várias ações do GDF no combate ao coronavírus. A coleta é realizada com os mesmos cuidados da coleta feita pelo SLU nos hospitais públicos: todos os trabalhadores utilizam equipamentos de proteção reforçados, com procedimentos rigorosos para a retirada do material que é encaminhado para incineração.

Atualmente a empresa Belfort Gerenciamento de Resíduos é a empresa contratada para fazer a coleta, transporte, tratamento e disposição dos resíduos de saúde (RSS) das unidades públicas do Distrito Federal. Para as localidades onde são realizados os testes rápidos, a empresa fornece bombonas e seus respectivos lacres para o acondicionamento dos sacos plásticos contendo os resíduos infectantes.

Diariamente, as bombonas devidamente preenchidas, tampadas e lacradas são coletadas por um veículo exclusivo e específico do tipo caminhão baú que realiza o transporte e pesagem das mesmas. Em seguida, as bombonas são transferidas para Usina de Incineração em Santo Antônio do Descoberto (GO), onde é realizado o tratamento para diminuição do volume e inativação da carga microbiológica (vírus e bactérias) dos resíduos. No final do tratamento, as cinzas geradas são encaminhadas para um aterro de resíduos perigosos.

“Estamos falando de materiais que podem conter a presença do vírus. Os resíduos gerados dessa atividade de testagem são resíduos potencialmente infectados. A gestão desses resíduos com a segurança devida é de fundamental importância para minimizar o risco de propagação”, explicou a diretora de Limpeza Urbana do SLU, Eliana Nicolini.

Todo o trabalho desempenhado pela empresa é fiscalizado rotineiramente por uma comissão executora do contrato do SLU.

* Com informações da SLU

FONTE: AGÊNCIA BRASÍLIA

Sobre Minha Capital

Veja também

Mais de 400 mil contribuintes ainda não quitaram o IPVA 2020

É possível fazer o parcelamento do débito em até 12 vezes no cartão ou retirar …

Vagas de emprego oferecem salários de até R$ 2,5 mil

Maioria das vagas de trabalho é para nível fundamental As agências do trabalhador terminam a …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *