segunda-feira , 21 outubro 2019
Home / Notícias > Brasília/Brasil/Mundo / Saúde: envelhecimento precoce dos dentes e a hipersensibilidade dentinária

Saúde: envelhecimento precoce dos dentes e a hipersensibilidade dentinária

Você já se viu tomando um sorvete e sentindo aquela pontada de dor em algum dente?

Então, você precisa ler esse artigo até o final. Pois você pode fazer parte de um grupo de pessoas que tem ou terá hipersensibilidade.

A ciência começou a se atentar para o fato de que as pessoas estão sendo acometidos por um problema curioso: o envelhecimento precoce dos dentes!

Você sabia que os dentes envelhecem?

Um dos sinais desse envelhecimento é o desgaste dos esmalte dentário. Isso sempre foi um problema comum a pacientes idosos, mas a incidência de pessoas entre 25 a 40 com grandes desgastes do esmalte chamou a atenção dos pesquisadores que foram investigar as causas.

E para nosso orgulho, um dos maiores pesquisadores na área é um brasileiro , prof Paulo Vinicius Soares,  da Universidade Federal de Uberlândia , que junto a uma equipe americana, analisou as mais relevantes publicações sobre o assunto.

As conclusões foram preocupantes .Dra Soraya MORETI  chama  atenção para o fato : “a cárie , que sempre foi uma preocupação para a Odontologia, vem perdendo lugar pra as lesões não cariosas e para a Hipersensibilidade Dentinária. Uma das mais interessantes constatações é que a causa é uma mudança de comportamento do mundo atual.

E alguns grupos merecem atenção. Quando fazemos a anamnese do paciente na clínica e associamos com as lesões e os relatos de sensibilidade, geralmente conseguimos classificar o paciente em um dos grupos de risco e aplicar o protocolo de tratamento adequado e que traz o alívio a esse grande desconforto“

1. Pacientes que apresentam refluxo ou que fizeram cirurgia bariátrica, pois o ácido clorídrico do estômago promover uma degradação biocorrosiva do esmalte. Ou seja, pessoas mais estressaras, têm mais cirande de ter refluxo e por conseguinte, ter mais sensibilidade nos dentes.

2. Ex-usuários de aparelho  ortodôntico e que não fazem um correto acompanhamento  e ajuste oclusal após a finalização do caso. O acesso à Ortodontia aumentou e tratamentos que provoquem alteração óssea podem ter levar à exposição da raiz do dente. Portanto,  é interessante buscar aparelhos mais modernos que provoquem menos impacto no osso e profissionais cuidadosos com o acompanhamento dos casos.

3. Atletas amadores e profissionais que fazem ingestão de limão espremido, chás verde ou isotônicos em excesso também podem sofrer degradação do esmalte e sofrerem com a hipersensibilidade dentinária. Nadadores profissionais são mais susceptíveis à biocorrosão devido ao baixo PH das piscinas.

4. Pessoas que apertam os dentes ou que sofrem de bruxismo: aqueles que cerram, trincam e rangem os dentes, provocando uma sobrecarga na articulação temporamandibular. As pesquisas revelaram que cerca de 70%  das pessoas ansiosas apertam os dentes. Placas Miorrelaxantes podem proteger os dentes durante a noite mas durante o dia , já existe um aplicativo que auxilia a lembrar que não devemos apertar os dentes.

Placa miorrelaxante . Arquivo MORETI Odontologia
Placa miorrelaxante . Arquivo MORETI Odontologia

5. Por fim, no quinto grupo estão aqueles que sofrem os efeitos colaterais de medicamentos ou tratamentos agressivos, como quimioterapia e mesmo os paciente com Síndromes de baixa produção de saliva , também podem sofrer com os casos mais severos, e casos mais severos, quando há formação de cavidade, só são corrigidos com uma restauração.Dentes desgastados pelo Bruxismo e restaurados com lentes de contato.

Muitos paciente acreditam que os problemas se resolverão apenas com o uso de pastas dessensibilizastes. De fato, já existem algumas pastas que podem prevenir o envelhecimento precoce, mas somente um profissional qualificado saberá fazer o diagnóstico e o corretor tratamento para cada caso.

Por:
Dra Soraya Moreti

CRO-DF 5415

Diretora Clínica da MORETI Odontologia www.moretiodontologia.com.br

 

Sobre minhacapital

Veja também

Justiça determina que União contenha avanço de óleo em Sergipe

AGU informa que analisará medidas cabíveis assim que for notificada A Justiça Federal em Sergipe …

Canonização de Irmã Dulce reconhece trabalho social

Cerimônia no domingo consagra beata dedicada aos mais pobres Na primeira quinzena de agosto deste …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *