No Brasil, não há atendimento na saúde pública direcionado à prevenção das maloclusões, ou seja, na especialidade de Ortopedia e Ortodontia Preventiva. Apresentar um ato de regulação legal que determina o atendimento e exame clínico das más oclusões nas escolas públicas brasileiras para, posteriormente, as crianças serem atendidas na rede pública de saúde foi o sonho de um grupo de Ortodontista que pretende mudar o rumo dessa história.
A partir desta ideia foi desenvolvido um Projeto de Lei que estabelece que as crianças de 6 a 12 anos terão direito a cuidados ortodônticos preventivos na rede pública, protocolado pela Deputada Federal Celina Leão na Câmara dos Deputados, em Brasília, no dia 18 de abril de 2019.

Nessa perspectiva , cabe ao cirurgião-dentista, especialista em Ortodontia (ortodontista), atuar de modo a auxiliar e monitorar o desenvolvimento da oclusão, o diagnóstico e provável tratamento de alterações na respiração oral e nos distúrbios do sono, irregularidades dentárias ou dos ossos maxilares que afetam o desenvolvimento físico e cognitivo das crianças em desenvolvimento. Como exemplo, pode-se citar a apneia obstrutiva do sono, a qual redunda em sonolência diurna e déficit de atenção do indivíduo, levando-o a um baixo rendimento escolar. Esses sintomas são muitas vezes confundidos com a Síndrome do Déficit de Atenção, recebendo tratamento equivocado e até sobre tratamento. Uma vez identificado o problema, há aparelhos ortopédicos que podem tratar a apneia obstrutiva do sono e seus sintomas de forma simples, econômica e sem efeitos colaterais, evitando o agravamento do quadro e o sofrimento do sujeito.
A artista plástica Clarissa Motta Nunes, de Porto Alegre foi contatada e, prontamente, abraçou a ideia e doou a cria.
A Moreti Odontologia abre o mês de julho convidando você para cuidar da saúde bucal do seu filho.
Agende sua consulta com a Drª Amanda Borges pelo telefone
61 98523-4894 / 3346-4894
“Cuidados precoces, sorrisos pra toda a vida!”
ARTIGO por MORETI ODONTOLOGIA, Odontologia de Alta Performance