terça-feira , 18 fevereiro 2020
Home / Notícias > Brasília/Brasil/Mundo / GDF articula ações de prevenção a incêndios em unidades de conservação

GDF articula ações de prevenção a incêndios em unidades de conservação

Abertura de aceiros mecânicos para proteger os parques terá início tão logo termine o período chuvoso

O cronograma de trabalho preventivo contra o fogo em 22 unidades de conservação do Distrito Federal foi discutido nesta quarta-feira (12) em reunião entre o secretário do Meio Ambiente, Sarney Filho, o presidente do Brasília Ambiental, Edson Duarte, e o diretor Ambiental do Departamento de Estradas de Rodagens (DER/DF), Carlos Angelim. As áreas escolhidas foram as que mais queimaram nos últimos anos durante o período de seca.

Os aceiros são faixas de cerca de quatro metros de largura, onde a vegetação é eliminada da superfície em torno dos parques para prevenir a passagem do fogo.

“Brigadistas serão contratados por um ano, podendo atuar tanto na prevenção como no período crítico dos incêndios”Sarney Filho, secretário do Meio Ambiente

Durante a reunião, Sarney Filho destacou o empenho do governo do DF de intensificar as ações preventivas e de combate ao fogo. “Este ano garantimos, pela primeira vez, recursos na ordem de R$ 7 milhões para o Plano de Prevenção e Combate a Incêndios Florestais (PPCIF-DF). Assim, os brigadistas serão contratados por um ano, podendo atuar tanto na prevenção como no período crítico dos incêndios”, afirmou o secretário.

O Brasília Ambiental apresentou na reunião um quadro das áreas mais ameaçadas. “Esse trabalho preventivo é fundamental para o enfrentamento do fogo que ocorre todos os anos no Distrito Federal junto com um conjunto de ações”, ressaltou o presidente do Brasília Ambiental, Edson Duarte.

Uma estratégia que vem sendo adotada pelo Instituto é a abertura dos aceiros de forma que eles também possam ser utilizados como estradas, facilitando o acesso dos caminhões do Corpo de Bombeiros, em caso de incêndios. A estrutura permite uma resposta de combate muito mais rápida e eficiente, como também o trânsito das equipes internas de fiscalização dos parques ecológicos.

A preparação dos aceiros mecanizados será realizada pela equipe do DER. O departamento disponibiliza as máquinas e atua conforme as prioridades estabelecidas. O diretor Ambiental do DER/DF, Carlos Angelim, afirmou que as ações estão sendo aprimoradas desde o ano passado. “A gestão do Instituto Brasília Ambiental e o envolvimento do DER colaboraram significativamente na prevenção e no combate de incêndios, afirmou Angelim.”

* Com informações da Secretaria do Meio Ambiente

FONTE: AGÊNCIA BRASÍLIA

Sobre Minha Capital

Veja também

Associação alerta motoristas sobre riscos no trânsito durante carnaval

Em dez anos, mais de 58 mil pessoas se envolveram em acidentes Quem vai pegar …

Começam a valer medidas da Caixa para estimular construção civil

Novas regras foram anunciadas no último dia 12 pelo banco A partir de hoje (17), …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *