Espetáculo Teorema 21

Data: 29 e 30 de agosto de 2019, Quinta e Sexta
Hora: 16h
Local: Quadra 33 Área especial S/N, Paranoá, DF

Sobre Espetáculo Teorema 21

O Grupo XIX de Teatro vai circular pelas cidades de Goiânia, Brasília e Rio de Janeiro com o espetáculo Teorema 21. Com direção de Luiz Fernando Marques e dramaturgia de Alexandre Dal Farra (indicado ao Prêmio APCA em 2014), o espetáculo é livremente inspirado na obra Teorema, do italiano Pier Paolo Pasolini (1922-1975). Cineasta, escritor e poeta, Pasolini é considerado um artista visionário e fazia duras críticas ao consumismo. Em Brasília, o grupo apresentará o espetáculo e oferecerá uma oficina artística aberta a atores, diretores e dramaturgos.

A Obra

Uma família retorna ao seu antigo lar. Ao buscar encontrar novas possibilidades de existência nesse ambiente antigo, recriam as suas relações e experimentam novas formas de contato. O núcleo familiar é constituído por um patriarca, a mãe, o filho e a filha. Vive na casa, ainda, a criada Emília. Tudo parece estável. Mais do que isso, estagnado. A chegada de um estrangeiro ameaça transformar a estrutura dessa família. A trama se passa na casa onde a família morou há alguns anos e agora volta sem nenhum motivo aparente. A montagem é sempre encenada ao entardecer em espaços não convencionais, preferencialmente abandonados ou deteriorados pelo tempo. Ao entrar no espaço e ocupar as cadeiras giratórias dispostas aleatoriamente, o público é inserido no interior da sala de estar e pode girar as cadeiras para escolher o melhor ângulo para cada cena. A apresentação em Brasília fará parte do Cena Contemporânea – 15º Festival Internacional de Teatro de Brasília

A Oficina
“Dispositivos de trabalho do Grupo XIX de Teatro”

Dia 29:  Encontro com grupos e artistas locais.  As datas e horários do encontro e oficina serão definidas pela equipe do Cena.

Dias 30 e 31 de Agosto: Oficina de interpretação e dramaturgia com o Grupo XIX de Teatro

O grupo XIX de teatro em seus 18 anos de trajetória tem sua pesquisa baseada na exploração de espaços não convencionais, na participação do público e no modo colaborativo de gerar dramaturgia. Para o trabalho da oficina, Janaina Leite e Luiz Fernando Marques propõem uma imersão a partir de alguns procedimentos utilizados pelo grupo durante a criação da peça Teorema 21, livre adaptação do filme e livro homônimos de Pier Paolo Pasolini. O trabalho com fontes heterogêneas para a criação dramatúrgica, assim como dinâmicas relacionais com espaços alternativos, explora vetores como o muito próximo e o muito distante. Esses são exemplos de princípios que serão norteadores para a oficina.

Ingressos

  • R$ 10,00 (Meia)
  • R$ 20,00 (Inteira)

*Valores dos ingressos sujeitos à alterações sem aviso prévio.

Mais Informações

  • Telefone: Não informado
  • Classificação: 18 anos
Tags

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja Também

Fechar
Fechar

Adblock Detectado

Considere nos apoiar desabilitando o bloqueador de anúncios