O Latin NCAP, programa que avalia a segurança dos veículos na América Latina, realiza testes de colisão para fornecer aos consumidores informações precisas sobre o desempenho de segurança de seus carros. Os resultados são classificados em estrelas, variando de zero a cinco, sendo que uma maior quantidade de estrelas indica um melhor desempenho em termos de proteção para os ocupantes.
Recentemente, alguns modelos comercializados no Brasil receberam a classificação de zero estrelas, indicando um desempenho insatisfatório nos testes de segurança. Entre eles estão:
- Citroën C3 Aircross (2024): Apresentou 33% de proteção para adultos e 11% para crianças. Problemas identificados incluem proteção inadequada para o tórax do motorista e impossibilidade de desativar o airbag do passageiro, comprometendo a segurança de crianças.
- Citroën C3 (2023): Registrou 31% de proteção para adultos e 12% para crianças. As falhas são semelhantes às do Aircross, com riscos ao tórax e joelhos do motorista e dificuldades na desativação do airbag do passageiro.
- JAC E-JS1 (2022): Obteve 0% de proteção para adultos e 6% para crianças. O modelo elétrico apresentou falhas graves na proteção do tórax dos ocupantes e problemas estruturais no habitáculo.
- Renault Duster (2021): Alcançou 29% de proteção para adultos e 23% para crianças. O veículo moarcial na proteção dos ocupantes, mas o habitáculo não suportou impactos mais fortes, havendo até vazamento de combustível após o teste de impacto frontal.
Esses resultados destacam a importância de os consumidores estudarem às avaliações de segurança ao escolher um veículo, considerando que uma baixa classificação pode indicar riscos significativos em caso de acidentes.