Governo Lula Registra Desaprovação de 50,6%, Segundo Nova Pesquisa do Paraná Pesquisas

Uma nova pesquisa de opinião pública do instituto Paraná Pesquisas, divulgada nesta quinta-feira (29.jan.2026), mostra que o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) atinge um índice de 50,6% de desaprovação entre os brasileiros. Enquanto isso, 46,4% afirmam aprovar sua gestão.

Abaixo, uma tabela com os dados detalhados sobre a avaliação do governo e a comparação com a gestão anterior:

Índice de AvaliaçãoPercentual
Aprova a administração de Lula46,4%
Desaprova a administração de Lula50,6%
Ótimo12,2%
Bom21,2%
Regular23,4%
Ruim7,4%
Péssimo34,3%
Não sabe/Não opinou1,4%

🔄 Comparação com o Governo Bolsonaro

O levantamento também consultou os eleitores sobre uma comparação direta entre os governos Lula e Bolsonaro. Os resultados mostram um cenário bastante dividido:

  • 42,6% consideram o governo atual melhor que o de Jair Bolsonaro.
  • 39,3% avaliam que é pior.
  • 15,1% consideram os dois governos iguais.

📊 Metodologia e Contexto

A pesquisa ouviu 2.080 eleitores em 160 municípios de todos os estados e do Distrito Federal entre os dias 25 e 28 de janeiro. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais para mais ou para menos, com um nível de confiança de 95%. O estudo está registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Este resultado de desaprovação chega no mesmo dia em que outra pesquisa do mesmo instituto, divulgada pela CartaCapital, mostrava Lula liderando as simulações de primeiro turno para a reeleição, mas em empate técnico no segundo turno. Os dados indicam um cenário político complexo e polarizado às vésperas do novo ciclo eleitoral.

Espero que este resumo seja útil. Se você quiser se aprofundar em algum aspecto específico da pesquisa ou em cruzamentos de dados, fico à disposição.

About Danillo Luiz

Fotógrafo, Cineasta e Repórter.

Check Also

Argentina Para: Greve Geral Contra Reforma Trabalhista de Milei Paralisa Transportes e Afeta Voos com o Brasil

A Argentina amanheceu paralisada nesta quinta-feira (19). A Confederação Geral do Trabalho (CGT), a maior central …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *