Global Times destaca movimento de Lula para unir BRICS diante das tarifas de Trump

O jornal chinês Global Times trouxe repercussão internacional à articulação promovida pelo presidente Lula com China e Índia em resposta às pesadas tarifas anunciadas pelos EUA. A cobertura reforça o posicionamento do Brasil em buscar alternativas diplomáticas multilaterais, em vez de contato direto com Washington.

Luiz Inácio Lula da Silva, presidente do Brasil, durante reunião do Brics (Mauro Pimentel/AFP)

Destaques da estratégia internacional

  • Na entrevista à Reuters repercutida pela publicação chinesa, Lula afirmou que não se humilhará para negociar com Trump, e que sua “intuição”, por ora, indica que o presidente norte-americano não está disposto a dialogar.
  • Em resposta, Lula planeja contatar os líderes da China e Índia — e possivelmente de outros países membros dos BRICS — para alinhar uma resposta conjunta às tarifas americanas, que chegam a 50% sobre produtos brasileiros.

Contexto diplomático e econômico

  • A cobertura sinaliza o papel estratégico do Brasil como presidente rotativo dos BRICS, um bloco com crescente protagonismo no G20 e no cenário global.
  • Integrante ativa das políticas de aproximação com a China, Lula já havia intensificado laços bilaterais em visitas anteriores — incluindo assinatura de acordos econômicos, tecnológicos e industriais.

Por que importa

  • Essa mobilização sinaliza o reposicionamento geopolítico do Brasil, reforçando o multilateralismo frente ao unilateralismo das relações com os EUA.
  • A ação também reforça a relevância dos BRICS como alternativa estratégica, envolvendo grandes economias emergentes como Índia e China.
  • A iniciativa de Lula pode representar um ponto de inflexão no modo como o Brasil dialoga com potências globais em momentos de tensão econômica.

About Danillo Luiz

Fotógrafo, Cineasta e Repórter.

Check Also

Argentina Para: Greve Geral Contra Reforma Trabalhista de Milei Paralisa Transportes e Afeta Voos com o Brasil

A Argentina amanheceu paralisada nesta quinta-feira (19). A Confederação Geral do Trabalho (CGT), a maior central …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *